sexta-feira, 8 de março de 2024

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Quando se comemora mais um Dia Internacional da Mulher, o Secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, alerta-nos para os efeitos da marginalização, injustiça, discriminação e epidemia de violência sofridos pelas mulheres. 

´


Segundo a ONU Mulheres são necessários cerca de US$ 360 bilhões por ano para promover a igualdade entre homens e mulheres.

A mudança climática está a acelerar as persistentes lacunas de pobreza. Assim, à medida que a competição por recursos escassos se intensifica, os meios de subsistência são ameaçados, as sociedades polarizam-se ainda mais e as mulheres suportam um fardo cada vez mais pesado:
1 em cada 10 mulheres no mundo vive em extrema pobreza.
O número de mulheres e meninas vivendo em áreas afetadas por conflitos duplicou desde 2017; agora, mais de 614 milhões de mulheres e meninas vivem em áreas afetadas por conflitos. Nas áreas de conflito, as mulheres têm 7,7 vezes mais probabilidades de viver em extrema pobreza.
Prevê-se que a mudança climática fará com que 236 milhões a mais de mulheres e meninas passem fome até 2030, o dobro dos homens (131 milhões).
Na idade laboral ótima, apenas 61% das mulheres estão no mercado de trabalho, em comparação com 90 por cento dos homens.



E nos países da União Europeia? Vejamos alguns dados da PORDATA:


A presença das mulheres nos parlamentos e governos nacionais.
Que países têm maior e menor percentagem de mulheres nas assembleias legislativas e executivos nacionais?



Portugal surge na 9ª posição entre os 27 países da UE.








Mulheres em quadros superiores
Que países têm maior e menor percentagem de mulheres nos conselhos de administração nas maiores empresas cotadas em bolsa?




Portugal encontra-se na 11ª posição neste parâmetro. 






Disparidade salarial entre homens e mulheres
Que países têm maior e menor percentagem de mulheres nos conselhos de administração nas maiores empresas cotadas em bolsa?




Portugal surge na 14ª posição entre os 27.






As mulheres, em Portugal, antes do 25 de Abril de 1974

Perto de 50 anos volvidos do 25 de Abril de 1974, recordemos o ideal feminino do Estado Novo que privava as mulheres dos direitos fundamentais.


O ideal feminino do Estado Novo


Clica aqui para ver o documentário do canal RTP Ensina.









Sem comentários:

Enviar um comentário