As aulas acabaram e a tua biblioteca vem agora recordar algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano.
Escrever a paz - UNESCO
“De país a país as línguas diferenciam-se, mas a vista da lua é a mesma, e os corações dos homens são um só!”
Ki no Tsurayuki (872-945)
No âmbito da disciplina de Filosofia, os alunos do 11º AV1 foram convidados a descobrir diferentes sistemas de escrita contemporâneos. Pretendeu-se com esta atividade sensibilizar os jovens para a interdependência das culturas, tornando assim o mundo mais próximo e familiar para todos.
Atividade realizada por uma aluna, à semelhança do que acontece na Índia, durante o festival hindu Vijayadasami, onde crianças muito pequenas aprendem a formar as letras do silabário, desenhando-as no arroz, com a ajuda de um ancião.
Newton gostava de ler
Módulo "Quase robots" - (forças e movimentos)
Depois do visionamento de um excerto do filme “Big Hero 6 – Os Novos Heróis”, a que se seguiu uma breve apresentação sobre robótica, os alunos do 9º ano projetaram e construíram uma mão articulada, seguindo as orientações fornecidas pelos professores.
Exemplos da execução de uma parte mecânica de um robô.
Módulo "Pós sob investigação" - (ligações químicas)
Criminalistas procuraram-se!
No âmbito do estudo das ligações químicas, os alunos do 9º G participaram na resolução de um crime. Assim, após a leitura de uma notícia sobre o assalto a um banco, foram desafiados a colaborar na investigação. Para tal, tiveram de realizar testes químicos simples para confirmar (ou não) se algum dos pós brancos encontrados nos suspeitos correspondiam ao pó branco presente no local do roubo. Procederam a vários testes: teste da solubilidade em água, teste do iodo, teste da reação com o vinagre, teste de pH e teste com cobre (II).
Por fim, lá descobriram o ladrão e não faltaram as algemas para executar a detenção.
Módulo "História animada"
Integrado na disciplina de Educação e Comunicação Visual, os alunos assistiram à projeção do filme de Regina Pessoa "História Trágica com Final Feliz" e a uma breve contextualização da história do cinema. Foram depois convidados a executar alguns brinquedos óticos, tais como um taumatrópio e um folioscópio. Ainda tiveram a oportunidade de observar o funcionamento de um zootrópio.
Deixamos aqui uma referência à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema que nos oferece, na sua página Gestos e Fragmentos, a rubrica "O Museu vai a casa". Nela podemos descobrir objetos e aparelhos das coleções da Cinemateca que despertam a curiosidade para este património e explicam a satisfação dos nossos alunos ao criarem a ilusão do movimento.
Módulo "Difrat’arte"
Após a audição do conto “A Salvação de Wang-Fô”, de Marguerite Yourcenar, os alunos coloriram um desenho e observaram o resultado final com uns óculos ChromaDepth 3D, constatando as variações nas profundidades obtidas consoante a cor escolhida.
/
Sem comentários:
Enviar um comentário