Por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro, a biblioteca da ESMT apela à participação no maior evento global de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional, a Maratona de Cartas.
Os casos
Este ano, a Amnistia Internacional Portugal adotou os seguintes quatro casos:
Annie Alfred (Malawi)
Annie é o rosto da campanha em defesa das pessoas com albinismo no Malawi, onde 7 000 a 10 000 homens e mulheres correm o risco de ser perseguidos, mesmo pela sua própria família, só por terem nascido com uma diminuição ou falta de pigmento em zonas superficiais do corpo.
Edward Snowden (Estados Unidos)
Este analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA lançou um movimento global de defesa da privacidade na era digital, ao provar que os governos vigiam os nossos dados pessoais: emails, localização de comunicações telefónicas, histórico de internet e muito mais, sem o nosso conhecimento. Snowden, acusado de ter vendido segredos de estado, está impedido de regressar aos Estados-Unidos.
Eren Kerskin (Turquia)
Esta advogada e antiga jornalista, acérrima defensora dos direitos das mulheres, tem criticado abertamente o tratamento infligido pelas autoridades turcas à minoria curda, enfrentando, por este motivo, a perseguição e intimidação judicial no seu país. Arrisca, presentemente, a detenção e uma longa pena de prisão.
Shawkan (Egito)
O fotojornalista Mahmoud Abu Reid, mais conhecido como Shawkan, foi preso há 3 anos, por ter fotografado a repressão policial numa manifestação a 14 de agosto de 2013, no Cairo. Shawkan contraiu o vírus da Hepatite C na prisão e tem-lhe sido negado qualquer acesso a tratamento médico.
Clica aqui para acederes ao site da Amnistia Internacional de Portugal e assinares as cartas desta Maratona.
Colabora nesta campanha para a defesa dos direitos humanos!