quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Feira de Natal


Este Natal, faz tuas as leis de Ranganathan*
    • Para cada leitor o seu livro.
    • Para cada livro o seu leitor.   




Feira de Natal  - Troca de Livros

Traz um ou mais livros e leva outros, por apenas 1€.

Na Biblioteca, de 9 a 16 de dezembro.




*Shiyali Ramamrita Ranganathan, matemático e bibliotecário indiano, nascido a 9 de agosto de 1892, na vila de Shiyali. Considerado o pai da biblioteconomia no seu país.






quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A ESMT na ETerna Biblioteca


Na passada sexta-feira, 28 de novembro, perto de 130 alunos do 11º ano, acompanhados pelos respetivos professores, deslocaram-se ao Centro Cultural Olga Cadaval onde, no âmbito da 12ª edição da ETerna Biblioteca, foi exibida a adaptação cinematográfica da obra homónima de Eça de Queirós, “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”. Esta iniciativa contou com a presença do realizador João Botelho que, sucintamente, evocou os desígnios da 7ª arte e algumas particularidades deste romance queirosiano. A abordagem direta e a justeza das observações pareceram prender, desde logo, a atenção da plateia juvenil, que soube respeitar uma obra forçosamente diferente das grandes produções hollywoodianas.

João Botelho no Centro Cultural Olga Cadaval





Os cenários pintados do filme "Os Maias"





terça-feira, 25 de novembro de 2014

Escola Virtual


SABIAS QUE TENS ACESSO À ESCOLA VIRTUAL NA BIBLIOTECA?



ÁREAS DISCIPLINARES DISPONÍVEIS

       3.º Ciclo do Ensino Básico
   Matemática
   Português
   Ciências Naturais
   Ciências Físico-Químicas
   História
   Geografia
   Inglês
   Francês
  
        Ensino Secundário
   Matemática
   Português
   Biologia e Geologia
   Física e Química A

        Ensino Profissional
        (Nível 3)
   Matemática
   Português
   Biologia
   Física e Química


Informa-te junto dos professores da Biblioteca.






domingo, 23 de novembro de 2014

Workshop de scrapbooking


Após uma primeira tarde, durante a qual foram partilhados alguns conhecimentos teóricos, decorreu esta sexta-feira a última sessão do workshop de Scrapbooking, orientado por Paula Adão, encarregada de educação de um dos nossos alunos.
Ficam as fotografias para ilustrar alguns momentos que os nossos participantes recordarão certamente com muito prazer.

Folheia-se e observa-se para aprender.


Um novo álbum ganha forma, enquanto do outro lado da mesa...


... se prepara o papel para a máquina de cortes e moldes.


E após dar à manivela...


...  surge o resultado para as aplicações pretendidas.

Resta-nos então aguardar que os nossos participantes concluam os seus trabalhos e os partilhem connosco, numa próxima ocasião.





domingo, 16 de novembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - 9ª edição



Destinado aos alunos do ensino básico e secundário, o Concurso Nacional de Leitura constitui um desafio que pretende estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Obras a ler para a 1.ª fase do concurso:  



3º ciclo – Ensino Básico
  • A pérola - John Steinbeck
  • Mar me quer -  Mia Couto





Ensino Secundário
  • O dia cinzento e outros contos -  Mário Dionísio
  • Cândido ou o optimismo - Voltaire



Esta prova eliminatória será realizada na biblioteca da escola, a 15 de janeiro de 2015.



Inscreve-te já na biblioteca da tua escola!






segunda-feira, 10 de novembro de 2014

sábado, 1 de novembro de 2014

Exposição "Padre António Vieira"



Imperador da Língua Portuguesa



"Não há maior comédia do que a minha vida; 
e quando quero chorar ou rir, ou admirar-me 
ou dar graças a Deus ou zombar do mundo, 
não tenho mais do que olhar para mim” 


Neto de avó africana, o filho primogénito de Cristóvão Vieira Ravasco e de Maria de Azevedo nasce em Lisboa, em 1608. Aos 6 anos, parte com a família para o Brasil. Num país onde a cultura e a civilização são veiculadas pelos jesuitas, o jovem estudante ingressa aos 15 anos para a Companhia de Jesus. É ordenado sacerdote em 1635. Ensina então Teologia no Colégio Baiano. A partir de 1638, prega alguns dos seus mais notáveis sermões. Em 1641, regressa a Portugal, onde cresce a sua notoriedade como orador. Tendo já sido nomeado pregador régio, Padre António Vieira é ainda destacado para várias missões diplomáticas na Holanda, França e Itália. Em 1653, regressa ao Brasil como missionário, envolvendo-se no conflito entre colonos e os jesuitas que condenam a exploração dos indígenas. De novo em Portugal, e sem o seu protetor, D. João IV, entretanto falecido, acaba por ser preso pela Inquisição sob a acusação de defender os judeus. Alterando-se a situação política em Portugal, Padre António Vieira é amnistiado. Desloca-se então, como diplomata, a Roma, onde continua a defender os judeus e a granjear reputação pelos seus elevados dotes de orador.  De regresso a Lisboa, constata amargamente que a perseguição aos cristãos-novos se mantém. Assim, e tendo perdido os apoios políticos na capital, retira-se definitavamente para a Baía, onde ocupa o cargo de Visitador Geral dos Jesuítas  no Brasil, até 1691. Falece a 18 de julho de 1697, aos 89 anos.

Para contextualizares a vida e obra de Padre António Vieira, consulta o sítio das Vidas Lusófonas onde encontrarás, entre outros dados, as respetivas tábuas cronológicas.




Grandes Livros - Episódio 6: "Sermão de Santo António aos Peixes",
Padre António Vieira




Sermão de Stº António aos Peixes, obra integral em formato digital [pdf].


 

Padre António Vieira  e os Sermões do Rosário


O imperador da língua portuguesa foi também marcado pela contradição do seu tempo. Assim, enquanto Vieira defendia a liberdade dos índios, os seus sermões justificavam a escravatura dos negros como um mal cruel, mas necessário.


Em  "A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre António Vieira", os professores Amarilio Ferreira Jr. e Marisa Bittar analisam esta questão da escravatura africana no Brasil.





Bibliografia ativa no sítio da DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas).


Exposição, na biblioteca, de 3 a 17 de novembro.







quinta-feira, 9 de outubro de 2014

10 de outubro - Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte


No ano passado, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga participou na Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
Com esta campanha, e só em Portugal, foram enviadas mais 96 mil cartas e realizadas 200 ações de solidariedade. No total, o maior evento de direitos humanos da Amnistia juntou mais de 2 milhões de cartas em todo o mundo!

A Amnistia Internacional preparou um pequeno filme para revelar como decorreu esta iniciativa no ano passado:






No âmbito da comemoração do Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte, divulgamos a nova maratona de cartas da Amnistia que, com esta ação de solidariedade, continua a despertar consciências para a importância dos Direitos Humanos.







"É melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão."
                                                                              Confúcio



Clica aqui para obteres mais informações sobre a Amnistia Internacional.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Concurso "Dá voz à letra"



A Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, está a organizar o Concurso “Dá Voz à Letra” para jovens entre os 13 e os 17 anos.

Este Concurso tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura nesta faixa etária e pretende selecionar o melhor leitor ou leitora em voz alta.  Para este efeito, a Biblioteca da ESMT convida todos os alunos a aceitar o desafio, encontrando-se disponível para os ajudar na escolha do texto que irão ler e que poderá ainda ser enviado à organização do concurso para uma primeira apreciação.

As candidaturas encontram-se abertas entre 29 de setembro e 29 de outubro.

Para mais informações, consulta www.davozaletra.gulbenkian.pt. e o regulamento do concurso.


Inscreve-te e ganha e ganha uma viagem a Londres!







quinta-feira, 10 de julho de 2014

Feira do manual 2014/2015



A Feira do Manual permite aos Encarregados de Educação venderem os manuais escolares dos seus filhos e comprarem os do próximo ano letivo.

Para mais informações, clicar aqui.





quarta-feira, 9 de julho de 2014

Missão impossível


As bibliotecas do agrupamento de escolas Miguel Torga receberam vários exemplares do livro Missão Impossível*,  de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Esta edição e o projeto Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares surgem como duas iniciativas desta Fundação para fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura, os costumes e as tradições da China e de Macau.



A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares foi produzida pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e constitui uma plataforma digital com recursos multimédia associados (animações, vídeos e aplicações interativas), que permite recombinar a informação de várias formas, proporcionando, assim, a criação de ambientes de aprendizagem adaptados às necessidades dos diferentes públicos-alvo.




Fica o convite para descobrir as três coleções que abordam transversalmente as temáticas lecionadas pela Escola Portuguesa de Macau: Tradições de Macau e da China; História de Macau; e Como é Macau.


* "Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras desenvolvem no livro "Missão Impossível", destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digital, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses."  fonte Universidade Nova de Lisboa.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

O desporto e as mulheres



Opiniões sobre a adequação das modalidades desportivas aos géneros



O desporto e as mulheres: educando para a igualdade *

No âmbito da literacia da informação e da educação para a igualdade, a turma 10º PTD debruçou-se sobre a correlação entre o desporto e as mulheres. Os alunos refletiram e debateram questões tais como:
  • Será que há mesmo desportos menos adequados para os rapazes praticarem e desportos menos adequados para as raparigas praticarem?
  • Estas características de modalidades desportivas menos masculinas ou menos femininas resultam de atributos naturais ou de mitos?
  • Qual a relação entre os desportos considerados, na sociedade, como “mais masculinos” ou “mais femininos” e a sua visibilidade/presença na comunicação social nacional?
  • O que está na origem destas relações?

Apresentamos, seguidamente, a opinião de alguns alunos da turma: 

“Na nossa opinião, os jornais apresentam maioritariamente homens a praticarem desporto e as mulheres aparecem mais devido ao marketing e não como desportistas.
As mulheres praticam desporto tanto como os homens, mas não se ouve falar muito delas, o que é pouco para com o sexo feminino.Miguel e Ricardo
“As mulheres aparecem pouco nos jornais desportivos, pois, geralmente, estes são feitos para leitores do sexo masculino. Poucas mulheres são leitoras desses jornais, porque têm outros interesses. Poucas se preocupam com o desporto […] as que se preocupam com a prática desportiva devem ter mais apoio e mais visibilidade. Em Portugal, falta apostar na prática desportiva para as mulheres.” Alexandre e Mário
“As mulheres deviam ter mais importância no mundo do desporto. Não deve haver discriminação entre os sexos.
Devia haver mais projetos no mundo do desporto feminino, para nós, mulheres, mostrarmos o que valemos e sabemos do desporto.” Soraia e Patrícia
“Na nossa opinião, os jornais desportivos interessam-se mais pelo futebol, desporto rei. Este desporto é praticado, principalmente, por homens devido à sociedade não ter muito interesse nas modalidades femininas. Nos jornais desportivos, só aparece desporto masculino, porque vende mais e porque, praticamente, quem lê jornais desportivos são os homens. Para melhorar esta situação, deviam interessar-se mais pelo desporto feminino, assim, a sociedade não seria tão desunida e assim haveria menos machismo.”  Pedro Miguel  e Vanessa 
“Na minha opinião, como mulher, acho plenamente ridículo o machismo que existe nos jornais desportivos, as mulheres têm tanto o direito de aparecer nos jornais como os homens, até porque há mulheres profissionais que são bem melhores do que os homens. Devia haver menos discriminação por parte dos homens. As mulheres também gostam de futebol, por exemplo. Não é só ficar em casa a tomar conta dos filhos, ou cozinhar, temos o direito de aparecer, porque o mundo do desporto não é só para homens, as mulheres também existem.” Vanessa 


As mulheres e o desporto na imprensa desportiva nacional






* A partir da aplicação das sugestões práticas contidas na publicação "Guia de educação Género e Cidadania, 3º ciclo do ensino básico", sob a coordenação de Teresa Pinto.





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Concurso "Que odisseia!"


Neste final de ano letivo, coube às turmas A e C do 8º ano reconstituir o percurso do herói mitológico da Odisseia.
Assim, dois a dois, os alunos navegaram no encalço de Ulisses,  por entre deuses, ninfas e monstros, mostrando o que sabiam sobre as aventuras exemplares que perduram no nosso imaginário.




Saudamos, aqui, estas turmas e as suas professoras, Fátima Caldeira e Mª Henrique, que responderam ao desafio, conduzindo os seus alunos a bom porto.

Congratulamos, ainda, os  alunos que se destacaram pelo melhor desempenho:

8º A

Carolina Coelho; Débora Ferreira
Rúben Júnior; Bruno Varela
Marluce Afonso; Margarida Spencer

8º C

António Ferreira
Tomás Almeida; Nuno Monteiro
Nivaldo Sami; Cíntia Rocha


8º C





8º A



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Concurso "Eu já li. E tu?"


Decorreu mais uma edição deste concurso inter-turmas, que desafia alunos dos 7º e 8º anos a responderem às perguntas elaboradas por jovens de outras turmas, que leram as mesmas obras do PNL.
Congratulamos, desde já, as professores Eva Brito, Ana Cristina Leitão e Fátima Caldeira, bem como todos aqueles que se empenharam para concretizar esta atividade, contribuindo, assim, para que nas nossas escolas se leia mais e melhor.  


7º ano
1º lugar: 7º A
2º lugar: 7º B
3º lugar: 7º C

8º ano
1º lugar (ex-aqueo): 8º A ; 8º E
2º lugar: 8º B
3º lugar: 8º C


               

Seguem-se algumas fotos para ilustrar o despique!

7º A



7º B


 7º C  



8º A



8º B



8º D



8º E



quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os jograis da ESMT









                                     
Título: O menino Nicolau
Autor: René Goscinny; Jean-Jacques Sempé

Música: Le petit Nicolas
CompositorKlaus Badelt  

Duração: 8:15'

Jogral: Sara Lorga

Clica aqui








                                             
Título: Negra
Autor: Noémia de Sousa

Música: Malaika 

Duração: 1:37'

Jogral: Madi Jaquite

Clica aqui









TítuloQuanto Vale a Amizade?
AutorMaria Lúcia Carvalhas

MúsicaChildren's Song 
CompositorJohn Patrick McKenna

Duração: 2:48'

Jogral: André Ji

Clica aqui para a versão em português
aqui para a versão em mandarim








Título: O pestim
Autor: conto cigano

Música: Reflejo de luna
Compositor: Paco de Lucia

Duração: 3:48'

Jogral: Carina Reis

Clica aqui





domingo, 18 de maio de 2014

Os jograis da nossa escola











Título: Meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos

Música: Samba de Orfeu
Compositor: Luiz Bonfá

Duração: 3:17'

Jogral: Wender Hequer

Clica aqui














quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Secundária Miguel Torga distingue-se na Distrital do CNL


Este ano letivo, a nossa escola ficou particularmente bem representada na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, já que dois dos cinco vencedores da prova escrita do ensino secundário pertenciam à Miguel Torga. Assim, foi com particular emoção que acompanhámos a prova oral de Margarida Monteiro, do 11º A e de Rodrigo Pinto, do 12º E, que se revelaram leitores expressivos, providos da indispensável capacidade expositiva e argumentativa para figurar naquele pódio. Consideramos que o júri não teve tarefa fácil e saudamos o 3º lugar com o qual a Margarida foi distinguida nesta 8ª final distrital do Concurso Nacional de Leitura

MARGARIDA MONTEIRO: 3º LUGAR NA DISTRITAL DO CNL


A PROVA DE RODRIGO PINTO 



MARGARIDA MONTEIRO  ENTRE OS PREMIADOS


Clica aqui para ouvires um excerto de uma das obras escolhidas para o CNL, lido por Margarida Monteiro.







segunda-feira, 12 de maio de 2014

Os jograis da nossa escola









Título: Debaixo de algum céu
Autor: Nuno Camarneiro
Música: Mazurka, Op.17 Nº 4
Compositor: Frédéric Chopin
Intérprete: Arthur Rubinstein
Duração: 3:21'

Jogral: Margarida Monteiro

Clica aqui








Título: Poema em linha reta
Autor: Fernando Pessoa
Música: Cold nights
Prod.: Contrary Beats
Duração: 2:58'
Jogral: Pedro Guerreiro

Clica aqui







Título: Tempo de poesia
Autor: António Gedeão
Música: Prelude in D minor, BWV 935
Compositor: Johann Sebastian Bach
Intérprete: Glenn Gould
Duração: 0:58'

Jogral: Diana Lopes

Clica aqui





Título: Havemos de voltar
Autor: Agostinho Neto
Música: Sofrimento
Compositor e intérprete: Waldemar Bastos
Duração: 1:24'

Jograis: Hélio Soares e Hudson Tuaquinga

Clica aqui