Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a biblioteca apresenta a exposição que retraça a história do movimento feminino, no período da 1.ª República.
"A República foi preparada e concretizada com a participação activa de centenas de mulheres e foi vivenciada por mais de três milhões de portuguesas.
Perfilhassem ou não os ideais republicanos, elas sustentaram causas, encabeçaram iniciativas, romperam barreiras. Tomassem maior ou menor consciência dos direitos alcançados ou das reivindicações goradas, elas produziram, alimentaram, cuidaram. Enfim, os seus percursos marcaram as trajectórias do país. Esta exposição, ela própria um lugar de memória, não podia deixar de ser selectiva, criando outros efeitos de luz e de sombra.
Ao sublinhar o papel das mulheres espera-se contribuir para ressignificar o conhecimento sobre o período republicano."
Teresa Pinto*
*Comissária da exposição que esteve patente na Biblioteca Museu República e Resistência, aquando das comemorações do centenário da República.
A exposição "Percursos, conquistas e derrotas das mulheres na 1.ª República" está patente, na biblioteca, até 15 de março.