quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PNL: Novidades na Biblioteca para o Ensino Básico



Platero e eu

Juan Ramón Jiménez


"Platero e Eu" é um magnífico poema em prosa,em que Juan Ramón Jiménez descreve o ambientee a vida da gente simples da sua pequena aldeia andalusa, e também a afeição que o une ao burrito Platero, que umas vezes lhe serve de confidente, e outras é o verdadeiro sujeito da acção. Ambos, jovem e burro, percorrem as ruas da aldeia e os campos em seu redor, trocando impressões e imaginando aventuras, ou cruzando-se com alguns dos seus conterrâneos (a filha do carvoeiro que entoa uma canção de embalar, os meninos pobres que brincam, o padeiro que vai entregar o pão ao meio-dia, etc.).





                                

Os três mosqueteiros


Alexandre Dumas

Alexandre Dumas teceu as suas ficções sobre uma trama do século XVII, misturando personagens reais das mais altamente colocadas com personagens imaginárias, conseguindo colocar uma e outras
no panteão dos imortais. A sua inspiração faz agir e falar o monarca absoluto Luís XIII e o temível cardeal Richelieu, Ana de Áustria e Buckingham, reviver toda uma época em que se sucedem as aventuras dos seus heróis, D’ Artagnan, Athos, Porthos, Aramis e essa fascinante Milady, à volta da qual a acção se desenrola com inegável poder dramático.


                                                               

A invenção de Hugo Cabret

Brian Selznick 

Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato.Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa – tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia – com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.





Diário secreto de Camila

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Apesar de ser Inverno e de estar frio, Camila decidiu ir comprar um gelado. Enquanto esperava o troco, deu de caras com um rapaz que lhe pôs o coração em alvoroço. Quem seria? Teria reparado nela? O encontro breve não permitiu tirar conclusões, mas uma coisa era certa: apaixonara-se irremediavelmente. Como lhe pareceu captar indícios de que ele vinha morar para o bairro, nunca mais teve sossego. A vida ganhou um sabor novo, passou a girar ao ritmo dos sentimentos e a concluir longas horas sobre os prédios em redor: Tantas emoções juntas fizeram-na sentir a necessidade de escrever um diário. E o hábito de comunicar ao papel os pensamentos mais íntimos transformou-a numa observadora atenta, crítica, perspicaz. Dia após dia vai aprofundando o conhecimento de si própria, dos outros, do mundo. Multiplicam-se as descobertas e as surpresas, mas a paixão resiste.





A lagoa azul

Henry De Vere Stacpoole 

Depois de um naufrágio, duas crianças aprendem a sobreviver numa ilha deserta nos mares do Sul. Este é o argumento base de um dos romances mais vendidos da literatura inglesa. Desde que apareceu em 1908, esta obra tem tido edições sucessivas no Reino Unido e Estados Unidos.
A adaptação ao cinema, no filme que lançou Brooke Shields, celebrizou ainda mais o livro. Uma obra que é um excelente romance de viagens e aventuras transforma-se num clássico.





As neves de Kilimanjaro e outros contos

Ernest Hemingway

O Kilimanjaro é uma montanha coberta de neve, com seis mil metros de altura, que, segundo se diz, é a montanha mais alta de África. O seu cume ocidental tem o nome de Ngaje Nagai, em masai a Casa de Deus. Estão reunidas neste volume algumas das histórias mais famosas de Hemingway, como a que dá o título ao livro e «A Curta e Feliz Existência de Francis Macomber», ambas consideradas obras-primas do autor. Em «As Neves do Kilimanjaro», o escritor Harry Street, ferido no decorrer de um safari, agoniza, com uma gangrena fulminante, enquanto, junto à sua actual mulher que o acompanha e procura animar, vai recordando os seus antigos amores e os livros que escreveu. Ao longo de páginas arrebatadoras, já adaptadas ao cinema, o leitor assiste então a uma pungente história de paixão, vivida em plena luta pela sobrevivência.






Zorro, o começo da lenda

Isabel Allende

Nascido no sul da Califórnia no século XVIII, Diego de la Vega é um rapaz preso entre dois mundos. O pai, um militar aristocrata espanhol, é um importante latifundiário. A mãe, por outro lado, é uma guerreira da tribo indígena Shoshone. Da avó materna, Coruja Branca, aprende os costumes da sua gente, enquanto que do pai aprende a arte da esgrima e como marcar o gado. Durante a infância, cheia de traquinices e aventuras, Diego é testemunha das brutais injustiças que os indígenas norte-americanos enfrentam pela parte dos colonos europeus, e sente pela primeira vez um conflito interior em relação à sua herança.

Aos 16 anos, Diego é enviado a Barcelona para receber uma educação europeia. Num país oprimido pela corrupção do domínio Napoleónico, o jovem decide seguir o exemplo do seu célebre professor de esgrima, e adere “À Justiça”, um movimento clandestino de resistência, que se dedica a ajudar os pobres e indefesos. Imerso num mundo de um ambiente de revolta e desordem, enfrenta pela primeira vez um grande rival que vem de um mundo de privilégio
Entre a Califórnia e Barcelona, o novo mundo e o velho continente, forma-se a personagem do Zorro, nasce um grande herói e começa a lenda. Depois de muitas aventuras – duelos ao amanhecer, violentas batalhas marítimas com piratas e resgates impossíveis – Diego de la Vega, conhecido também como Zorro, regressa à América para reclamar a propriedade onde cresceu, em busca de justiça para todos aqueles que não podem lutar por si próprios.





A manopla de Karasthan

Filipe Faria

 Na imensidão cósmica existe um mundo, Allaryia, de grandes heróis e vilões infames, de seres de uma beleza indescritível e criaturas maléficas de uma fealdade atroz, nações poderosas e impérios tirânicos. Depois de muitas eras que alternaram entre a paz e a discórdia, encontramos neste primeiro volume das «Crónicas de Allaryia» um tempo de aparente tranquilidade. O povo de Allaryia perdeu o seu campeão - Aezrel Thoryn, provavelmente morto numa batalha contra o Flagelo, a força das trevas, em Asmodeon - e mais do que nunca precisa de protecção. Aewyre Thoryn, o filho mais novo do saudoso rei, pega em Ancalach, a espada do seu pai, decide descobrir o que realmente lhe aconteceu e parte a caminho de Asmodeon. O que o jovem guerreiro não podia prever era que a sua demanda pessoal se iria tranformar na demanda de um grupo particularmente singular, que reunirá a mais estranha e inesperada mistura de seres.




O corsário negro
Emílio Salgari

"O Corsário Negro" é um temido pirata que navega pelos mares do golfo do México causando o terror por todos os lugares onde passa. Mas, na verdade, trata-se de um fidalgo italiano apostado em vingar a morte dos irmãos às mãos de um duque flamengo. O titulo integra a colecção «Os Livros da Minha Vida», escolhido por Eduardo Marçal Grilo.





Gatos e mais gatos

Doris Lessing

«Lá vai gata preta, atarefada, atarefada, verificar focinhos, caudas, pêlos. [...] Gatinhos. Uma criaturinha viva na sua membrana transparente, rodeado pela imundície do seu nascimento. Dez minutos mais tarde, húmido mas limpo, já mamando. Dez dias depois, uma migalha com olhos macios e nebulosos, a boca abrindo-se num silvo de corajoso desafio à enorme ameaça que sente debruçada sobre ele. Nesta altura, em vida selvagem, confirmaria a sua selvajaria, tornando-se um gato selvagem. Mas não, uma mão humana toca-o, um cheiro humano envolve-o, uma voz humana sossega-o. Depressa sai do ninho, confiante de que as gigantescas criaturas à sua volta não lhe farão mal. Cambaleia, depois anda, depois corre a casa toda. [...] Gatinho encantador, gatinho bonito, lindo fofinho pequenino delicioso bichinho - e vai-se embora.»







Kiki Strike e a cidade das sombras

Kirsten Miller

A vida de Ananka Fishbein nunca mais foi a mesma desde que ela decidiu explorar um enorme buraco nas proximidades do seu apartamento, em Nova Iorque. Descendo por uma imunda escada de corda até às profundezas da cidade, Ananka descobre um misterioso compartimento subterrâneo e apercebe-se imediatamente que está perante um grande segredo - mas nem ela podia imaginar as verdadeiras dimensões desse segredo nem, muito menos, as implicações de o ter descoberto!
Na verdade, Ananka não só descobre a lendária Cidade das Sombras sob as agitadas ruas de Manhattan, como acaba por conhecer a misteriosa Kiki Strike, uma rapariga que veste de negro e anda de Vespa e que parece aparecer e desaparecer como por magia.
Milhões de ratazanas, um grupo de raparigas destemidas e dispostas a tudo, esqueletos, tesouros escondidos e uma cidade secreta mesmo por baixo das ruas de Manhattan, eis os ingredientes desta arrebatadora aventura repleta de acção e suspense, que deixará o leitor verdadeiramente "preso" até ao fim, sem nunca saber quem são de facto os malfeitores e aqueles que se batem pela justiça!





Contos da sétima esfera

Mário de Carvalho

No final do Batuque, o jovem cuanhama, muito bebido de cerveja de palma, vergou o arco e disparou uma flecha para as alturas. Era o comportamneto reprovável, pois os anciãos sempre desaconselharam agredir os céus, desculpável, no entanto, pela alacridade ambiente e eflúvios do licor fermentado. Então foi pela primeira vez perfurado o ponto, até aí intocado de voo de pássaro ou mão de homem, em que nascem as transmutações.



                                

Jonas - O mundo real

Disney

Joe, Nick e Kevin Lucas são os membros dos JONAS e transformaram-se em superestrelas internacionais. As fãs adoram-nos, têm uma estilista pessoal e uma limusina para se deslocarem por toda a cidade. É uma vida de sonho. Contudo, quando a Sra Lucas suspeita de que a fama está a subir à cabeça dos seus filhos, decide estabelecer algumas regras.
Terão os irmãos de renunciar a algumas festas dos famosos e ficar em casa? A situação piora quando Joe, Nick e Kevin decidem preparar algo especial para os anos da sua mãe, porque acidentalmente…arruinaram os vídeos familiares da sua infância! Acham que as coisas vão voltar a ser como antes?



 
Stardust
 
Neil Gaiman
 
Tristran achava Victoria Forester a rapariga mais bonita do mundo, e a sua paixão por ela não conhecia limites. Por isso, quando descobriu que afinal havia um caminho para o coração da sua amada sentiu-se radiante! Tudo o que tinha de fazer era apanhar aquela estrela… Mas a estrela de Tristran caiu no País Mágico, no país onde habitam dragões, grifos, basiliscos, hidras, unicórnios, gnomos, enfim, toda a sorte de criaturas extraordinárias e inimagináveis… Uma enorme parede de pedra separa a aldeia de Wall desse mundo fantástico, mas nada poderá demover Tristran, e é justamente quando dá o primeiro passo no País Mágico que tem início a sua fabulosa aventura!

Neil Gaiman, que já foi distinguido com o World Fantasy Award, revela-nos, uma vez mais, o seu inquestionável talento para escrever histórias que nos fazem sonhar…

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Luís Vaz de Camões


"Considerado o poeta da nacionalidade, através da epopeia moderna Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões teve uma existência atribulada, atendendo ao pouco que dela se conhece. Estudou em Coimbra, esteve em Ceuta e lutou na Índia, tendo entretanto perdido um olho, e, após o seu regresso a Lisboa, frequenta o Paço, mas vive com dificuldades, de uma pensão régia exígua, não vendo reconhecido o seu mérito. Nascido em 1525, morre em 1580, após o que a sua reputação como grande poeta se firma e não cessa de aumentar, sobretudo depois da perda da independência, cujo sentimento a sua epopeia intensifica." Clica aqui para ler a continuação do artigo no sítio do Instituto Camões.

Os Lusíadas de Luiz Vaz de Camões
 - SÉRIE GRANDES LIVROS -
 Parte 1/6


Parte 2/6


Parte 3/6


Parte 4/6


Parte 5/6


Parte 6/6


OS LUSÍADAS

Consulta e escolhe, aqui, o aspeto a estudar no sítio de Tiago Gaio sobre Os Lusíadas.
Desafios

Consulta os documentários 12) sobre a biografia de Luís Vaz de Camões e completa as informações:

Data do nascimento:
Local:
Origem da família:
Cidades onde viveu:
Curso frequentado em Coimbra:
Local:
Profissão do tio:
Razões da ida para Lisboa:
Rei que governava:
Pedido que fez ao rei:
Razão por que perdeu um olho:
Motivo da sua prisão:
Castigo:
Vantagens das viagens:
O que fez em Goa:
Como viveu em Macau:
O que salvou no naufrágio:
Razão de ter ido para Moçambique:
Quem o trouxe para Lisboa:
Data da morte:
Local do túmulo:
Definição de epopeia:
Objectivo:
Dois títulos de poemas e peças de teatro:







Descarrega aqui Os Lusíadas.





Télécharger ici cette édition de Les Lusiades.

Les Lusiades de Luiz de Camoens, Paris, 1931 


Download here this 17th century edition of The Lusiad.
Title page
The Lusiad or Portugals historicall poem written in portingall language, London, 1655


Clica aqui para ter acesso a outras 1as. edições de "Os Lusíadas", no sítio web da Biblioteca Nacional.















terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ENCONTRO COM O ESCRITOR JOÃO RICARDO PEDRO



VENCEDOR DO PRÉMIO LEYA 2011
 
 

O autor do romance “O teu rosto será o último” foi aluno da ESMT, desde o 7º ao 11º ano, entre 1985 e 1990.



A 17 de janeiro, dia de comemoração do patrono da ESMT, pelas 10h, no Auditório.




PNL: Novidades na Biblioteca para o Ensino Secundário




Ana Karenina
Lev Tolstoi 

Por entre o frio de Moscovo e as neblinas geladas de São Petersburgo, uma história de amor imortal que nasce com um simples olhar. Uma paixão trágica que tudo abandona para se dedicar ao amor de um único homem. Uma heroína tão intensa e comovedora como Madame Bovary e a Dama das Camélias, que eternizou o nome de Leão Tolstoi colocando-o na galeria dos grandes génios da literatura universal.


                               
                              
 A feira dos assombrados
 José Eduardo Agualusa (biografia)

Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver: "O primeiro corpo que o rio trouxe ainda nos parece humano. Tinha as partes todas de que somos compostos, a pele lisa e sem escamas, como a nossa, e os enormes olhos abertos guardavam até um resto de luz e de calor."
Publicado pela primeira vez em 1992, tem como cenário a velha cidade do Dondo, às margens do rio Quanza, em Angola, nos últimos dias do século XIX. Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver no rio Quanza e a partir desta descoberta, o Dondo, lugar inteiramente apartado do mundo, vai mergulhar num estranho pesadelo. Uma alegoria sobre a situação política e social de Angola.




A montanha da água lilás
Pepetela (biografia)

"A montanha da água lilás" é uma alegoria a todos os povos de África ou de qualquer outra parte do mundo para os quais os recursos naturais são imprescindíveis.
«O avô Bento, em noites de cacimbo à volta da fogueira, nos contou, fumando o seu cachimbo que ele próprio esculpiu em pau especial. Dizia a estória se passou aqui mesmo, nas serras ao lado, mas pode ser que fosse trazida de qualquer parte da África. Até mesmo do Oriente, onde dizem também há água lilás. Se virmos bem, em muitos lados pode ter uma montanha semelhante. Eu só escrevi aquilo que o avô nos contou, não inventei nada.»




As visitas do Dr. Valdez
João Paulo Borges Coelho (autobiografia)

Tendo como pano de fundo o final de um império e o nascimento de um país, esta é a história do ocaso de duas velhas senhoras e do crescimento de um rapaz. Fechados numa pequena casa, esforçam-se os três – cada um à sua maneira – por construir uma família fora do tempo e das convenções. Mas são muitos, e fortes, os sinais que entram pelas janelas para dar sabor às suas vidas. Vindos de fora e também de trás, no tempo. Entre um passado denso e um futuro que é uma incógnita, surge um Dr. Valdez tocando à campainha para lhes estruturar os diálogos.





O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo
Germano Almeida (biografia)

A história de um dos mais ricos comerciantes de Cabo Verde, revelada através do seu testamento e que enriquecera à custa de um insólito engano numa encomenda de guarda-chuvas.
Quando morreu, o Sr. Napumoceno era um conceituado comerciante do Mindelo. A reputação da sua casa comercial tinha uma correspondência perfeita na sua reputação pessoal – bom, íntegro, sério, sem vícios, rico e respeitado. Mas a leitura das centenas de páginas do seu testamento lançou «uma nova luz sobre a vida e a pessoa do ilustre extinto».
Página a página, o leitor vai assistindo à construção de uma personagem fascinante, rica, complexa, contraditória, fortemente enquadrada no pano de fundo que é a sociedade cabo-verdiana. Este romance de Germano Almeida foi adaptadoao cinema por Francisco Manso, no filme "O Testamento do Sr. Napumoceno”.




 
O tempo entre costuras
Maria Duenas (biografia)
 
A história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.




Quem matou Palomino Molero?
Mário Vargas Llosa (biografia)

Pode um morto ser o personagem central de um romance? Se o tenente Silva e o guarda Lituma são personagens essenciais da investigação que procura desvendar o que se esconde por detrás da estranha morte de um jovem aviador, é sobre a figura do inocente Palomino que se desenvolve toda a trama.
Mario Vargas Llosa apresenta em Quem Matou Palomino Molero? um surpreendente e inesperado registo policial que prende o leitor tanto pela originalidade estilística como pelo próprio enredo arrebatador e imprevisível.






A recompensa do soldado
William Faulkner (biografia)

Publicado em 1926, A Recompensa do Soldado é a primeira obra de Faulkner e um dos mais memoráveis romances sobre a Primeira Guerra Mundial. Relata a história de um veterano que regressa a casa ferido, seguindo a vida de três soldados e o impacto do seu regresso sobre vida das pessoas, particularmente das mulheres, que foram deixadas para trás. Encontramos aqui já a voz inconfundível de Faulkner, o seu estilo original e magistral nesta história de esperança, de humor negro, e de desespero.




As cidades invisíveis
Italo Calvino (biografia)

"Nada garante que Kublai Kan acredite em tudo o que diz Marco Polo ao descrever-lhe as cidades que visitou nas suas missões, mas a verdade é que o imperador dos tártaros continua a ouvir o jovem veneziano com maior atenção e curiosidade que qualquer outro enviado seu ou explorador... Só nos relatos de Marco Polo, Kublai Kan conseguia discernir, através das muralhas e das torres destinadas a ruir, a filigrana de um desenho tão fino que escapasse ao roer das térmitas."






Contos 
Clarice Lispector (autobiografia)

Brasileira de origem ucraniana, Clarice Lispector deixou um rasto singular na literatura de Língua Portuguesa. «Amo esta língua», dizia. «Não é uma língua fácil. É um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve querendo roubar às coisas e pessoas a sua primeira camada superficial. É uma língua que por vezes reage contra um pensamento mais complexo. Por vezes o imprevisto de uma frase causa-lhe medo. Mas eu gostava de manejá-la - tal como outrora gostava de montar um cavalo para o levar pelas rédeas, umas vezes lentamente, outras a galope.» Este livro reúne todos os contos de Clarice Lispector, à excepção dos que fazem parte do livro Laços de Família publicado separadamente nesta editora.






Berta, a Grande
Cuca Canals

Berta Quintana acabara de fazer dezasseis anos, tinha um metro e noventa e era o ser humano mais alto de Navidad e possivelmente de toda a região. Segundo dizia uma antiga lenda de Navidad, quando um bebé nascia sob o arco-íris, es-te teria um dom muito especial. (...)Dizia-se que o bebé do arco-íris poderia transformar o pão em ouro, que bastaria mexer um dedo para lavrar as terras, ordenhar uma dúzia de vacas ao mesmo tempo, cortar uma floresta inteira ou trans-formar as gotas de chuva em moedas.





O fio da navalha
Somerset Maugham (biografia)

Quando um amigo e colega de combate morre ao tentar salvá-lo, a vida de Larry Darrell muda para sempre. Para o jovem aviador americano, a morte passa então a ter um rosto. O inexorável mistério da morte leva-o a questionar o significado último da frágil condição humana e a embarcar numa obstinada e redentora odisseia espiritual.
Ao recusar viver segundo as convenções impostas pela sociedade para buscar o sentido da vida (que encontrará, certa manhã, algures na Índia), Larry torna-se simultaneamente uma frustração para os que o rodeiam – principalmente para Isabel, a namorada, e Elliott, tio desta, que cultivam acima de tudo a aceitação e o prestígio sociais – e a personificação de um ideal de espiritualidade e não-compromisso.




A sombra do vento
Carlos Ruiz Zafon (biografia)

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito, que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma história trágica de amor, cujo eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página. A Sombra do Vento é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros num crescendo de suspense, que se mantém até à última página.





O Violino de Auschwitz
Maria Angels Anglada

É Dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart em Cracóvia, a primeiro violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que ela o obteve, uma notável história se revela: A da vida de Daniel, um luthier, que sobreviveu passando por grandes dificuldades em Auschwitz,como carpinteiro e trabalhando às tardes na fábrica IG Farben. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de um Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel, em Auschwitz, sobretudo após descobrir que essa o segredo por trás dessa tarefa.



O físico prodigioso
Jorge de Sena (biografia)

«Símbolo da liberdade e do amor», nas palavras do seu autor, O Físico Prodigioso é uma obra de 1964 aqui apresentada segundo a reedição de 1977. Novela fabulosa, bebe na tradição do conto fantástico português, mais concretamente no Orto do Esposo, selecta anónima do século xv, inspirando-se em dois episódios narrativos dela constantes, amplificando-os e enriquecendo-os. Nesta obra, mais uma vez Jorge de Sena se nos revela como escritor plural, criando um ambiente medieval, religioso e mítico, evocando cantigas de amigo e sublimando um texto marcado pelo erotismo, breve marca do humano, punida pela moralidade vigente.




 
Narciso e Goldmundo
Hermann Hesse (biografia)

À data da sua primeira publicação foi considerado o grande triunfo literário de H. Hesse. Continua a ser um dos seus livros mais queridos dos leitores. Como na maior parte das suas obras tem como tema central o da busca de si mesmos dos protagonistas - assim como a procura da união dos opostos. Goldmundo representa a arte e a natureza (o lado "feminino" e Narciso representa a ciência e a lógica, a lógica e Deus (o lado "masculino"). È um dos grandes romances "filosóficos" do século XX.




Por quem os sinos dobram
Ernest Hemingway (biografia)

O mais célebre romance sobre a Espanha em luta com o franquismo conta a história de Robert Jordan, um jovem americano das Brigadas Internacionais, membro de uma unidade guerrilheira que combate algures numa zona montanhosa. É uma história de coragem e lealdade, de amor e derrota, que acabou por constituir um dos mais belos romances de guerra do século XX. «Se a função de um escritor é revelar a realidade», escreveria o editor Maxwell Perkins em carta dirigida a Hemingway após ter concluído a leitura do seu manuscrito, «nunca ninguém o fez melhor do que você».




Chiquinho
Baltasar Lopes

"Chiquinho" (1947) é um romance verdadeiramente cabo-verdiano.

Baltasar Lopes (Caleijão, Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, 1907 - Lisboa, 1989) romancista, contista, poeta, filólogo e ensaísta. Fez os primeiros estudos em Cabo Verde, licenciou-se em Direito e em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa. Regressou depois ao seu arquipélago, tendo-se fixado na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente, onde exerceu a advocacia e foi professor e reitor do Liceu Gil Eanes. Após a independência do seu país, foi membro do Conselho de Justiça da República de Cabo Verde. Era doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, para cuja Faculdade de Letras havia sido convidado em meados da década de quarenta como professor, convite que declinou.
Como poeta assinava com o pseudónimo de Osvaldo Alcântara. Recolheu e traduziu contos e poesias populares crioulas.
Fundador e grande animador da revista Claridade, é autor do estudo "O Dialecto crioulo de Cabo Verde".





Uma noite em Lisboa
Erich Maria Remarque (biografia)

Um clássico intemporal que faz falta em qualquer biblioteca A Alemanha Nazi ocupava grande parte da Europa. Terra de todos e de ninguém devido ao jogo duplo de Salazar, Lisboa foi durante toda a guerra um território neutro. Num cenário de guerra e perseguição, tornou-se o paraíso à beira-mar plantado. Para além da sua beleza natural e da paz, foi uma das poucas portas de saída para os que desejavam uma oportunidade para construir uma nova vida do outro lado do Atlântico.
Depois… uma noite em Lisboa, quando um refugiado olha cobiçosamente para um transatlântico, um homem aproxima-se dele com dois bilhetes de embarque e uma história para contar. É uma história perturbante de coragem e traição, risco e morte. Onde o preço do amor vai para além do imaginável, e o legado do mal é infinito. À medida que a noite evolui, os dois homens e a própria cidade criam um laço que vai durar o resto das suas vidas…

sábado, 14 de janeiro de 2012

SUGESTÕES DOS NOSSOS LEITORES DO SECUNDÁRIO




Título do livro: A Narrativa de Arthur Gordon Dym de Nantucket
Autor: Edgar Allan Poe







Comentários:

Por: Audrey Hequer, 12º B
Público-Alvo: para rapazes e raparigas que gostam de mistério e fantasia
Tempo de leitura: vários dias
Grau de dificuldade: fácil
Nota: 4/5
É um livro muito interessante, repleto de mistério e suspense, que nos mantém presos à leitura.



Título do livro: Adozinda
Autor: Sofia Ester







Comentários:

Por: Olimpia Melo, 12º F
Público-Alvo: Para jovens com 16 anos que gostam de rir e de aventuras.
Tempo de leitura: uma noite
Grau de dificuldade: fácil
Nota: 4/5
É engraçado e conta um momento da vida de uma bruxinha que se envolve num acidente. É um livro que retrata a separação atual entre pais e filhos.