Mostrar mensagens com a etiqueta mulheres. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mulheres. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Há 42 anos, no 27 de junho de 1976...


"..., vivia-se em Portugal um clima de otimismo e esperança. Depois das primeiras eleições legislativas livres, que exatamente um ano depois da revolução dos cravos dão a vitória ao Partido Socialista, a população portuguesa elege, democraticamente, o general Ramalho Eanes como Presidente da República naquela que foi uma eleição presidencial altamente concorrida. 
Para comemorar esta data, convidamos toda a comunidade escolar a visualizar os vídeos que o 12º G realizou ao longo deste ano letivo, no âmbito da disciplina de História e dentro do tema "Portugal e o Estado Novo". 
Estes trabalhos pretendiam alargar os limites da sala de aula através de uma aproximação à História oral e coletiva e de uma utilização correta das tecnologias digitais como forma de obter e transmitir informação. Contam, por isso, com vários testemunhos orais e com muita criatividade e dedicação por parte dos alunos."

Inês Branco
Professora de História, no âmbito do estágio orientado pela professora Helena Neto


"Portugal e o Estado Novo" - Vivência política



"Portugal e o Estado Novo" - O papel da mulher



"Portugal e o Estado Novo" - A guerra colonial



"Portugal e o Estado Novo" - O quotidiano





sexta-feira, 20 de junho de 2014

O desporto e as mulheres



Opiniões sobre a adequação das modalidades desportivas aos géneros



O desporto e as mulheres: educando para a igualdade *

No âmbito da literacia da informação e da educação para a igualdade, a turma 10º PTD debruçou-se sobre a correlação entre o desporto e as mulheres. Os alunos refletiram e debateram questões tais como:
  • Será que há mesmo desportos menos adequados para os rapazes praticarem e desportos menos adequados para as raparigas praticarem?
  • Estas características de modalidades desportivas menos masculinas ou menos femininas resultam de atributos naturais ou de mitos?
  • Qual a relação entre os desportos considerados, na sociedade, como “mais masculinos” ou “mais femininos” e a sua visibilidade/presença na comunicação social nacional?
  • O que está na origem destas relações?

Apresentamos, seguidamente, a opinião de alguns alunos da turma: 

“Na nossa opinião, os jornais apresentam maioritariamente homens a praticarem desporto e as mulheres aparecem mais devido ao marketing e não como desportistas.
As mulheres praticam desporto tanto como os homens, mas não se ouve falar muito delas, o que é pouco para com o sexo feminino.Miguel e Ricardo
“As mulheres aparecem pouco nos jornais desportivos, pois, geralmente, estes são feitos para leitores do sexo masculino. Poucas mulheres são leitoras desses jornais, porque têm outros interesses. Poucas se preocupam com o desporto […] as que se preocupam com a prática desportiva devem ter mais apoio e mais visibilidade. Em Portugal, falta apostar na prática desportiva para as mulheres.” Alexandre e Mário
“As mulheres deviam ter mais importância no mundo do desporto. Não deve haver discriminação entre os sexos.
Devia haver mais projetos no mundo do desporto feminino, para nós, mulheres, mostrarmos o que valemos e sabemos do desporto.” Soraia e Patrícia
“Na nossa opinião, os jornais desportivos interessam-se mais pelo futebol, desporto rei. Este desporto é praticado, principalmente, por homens devido à sociedade não ter muito interesse nas modalidades femininas. Nos jornais desportivos, só aparece desporto masculino, porque vende mais e porque, praticamente, quem lê jornais desportivos são os homens. Para melhorar esta situação, deviam interessar-se mais pelo desporto feminino, assim, a sociedade não seria tão desunida e assim haveria menos machismo.”  Pedro Miguel  e Vanessa 
“Na minha opinião, como mulher, acho plenamente ridículo o machismo que existe nos jornais desportivos, as mulheres têm tanto o direito de aparecer nos jornais como os homens, até porque há mulheres profissionais que são bem melhores do que os homens. Devia haver menos discriminação por parte dos homens. As mulheres também gostam de futebol, por exemplo. Não é só ficar em casa a tomar conta dos filhos, ou cozinhar, temos o direito de aparecer, porque o mundo do desporto não é só para homens, as mulheres também existem.” Vanessa 


As mulheres e o desporto na imprensa desportiva nacional






* A partir da aplicação das sugestões práticas contidas na publicação "Guia de educação Género e Cidadania, 3º ciclo do ensino básico", sob a coordenação de Teresa Pinto.