sábado, 11 de abril de 2015

Semana da leitura



A ESMT comemora a 9ª edição da Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema "Palavras do Mundo", com mais uma iniciativa que reunirá alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário na partilha da fruição literária.
São, desde já, bem-vindos todos os elementos da comunidade escolar que desejem participar nestes encontros interturmas, onde as suas vozes contribuirão certamente para abrilhantar esta semana.






Descubram alguns dos autores que poderão ouvir no decorrer da Semana da Leitura.




Francisco Miguens Neto


Na próxima terça-feira, 14 de abril, teremos ainda o prazer de receber o ex-aluno da ESMT, Francisco Neto, que nos apresentará a sua primeira obra de literatura fantástica.
O nosso convidado nasceu a 30 de dezembro de 1996 e estuda Marketing e Publicidade na Universidade Criativa IADE-U. Começou a escrever pequenos contos aos 14 anos, sendo O Labirinto Dos Nove Pecados o seu primeiro manuscrito terminado.

A não perder, às 10h45, no Auditório. 

Sinopse

Sobre as cinzas de uma guerra eterna que devorou todo o planeta, permaneceram dois territórios distintos: o Oriente e a Nova América. O Oriente, apoiante da paz, acolheu sobreviventes de todo o mundo. Ao invés, a Nova América, destruiu toda a liberdade que sobrou da guerra, consumindo-se numa monarquia absoluta.
No berço deste mundo, surgiu a comunidade Rey. Nesta, Lana, a rapariga diferente de todos os outros, junta-se aos seus amigos para procurar Alice, a sua amiga desaparecida. No entanto, acaba apenas por encontrar um mundo diferente daquele que sempre conheceu.


 

 

 ANA LUÍSA MATOS

Esta semana será também a ocasião para descobrir o talento da jovem escritora Ana Luísa Matos. A antiga aluna da Escola Secundária Miguel Torga nasceu e viveu, até aos nove anos, em Ponta Delgada. Veio então viver, com a família, para Lisboa, onde começou a dedicar-se à escrita como hobby. Aos 16 anos escreveu o seu primeiro livro e, ainda antes de entrar para a Universidade, os três primeiros volumes da Saga Four Elements.
Teremos oportunidade de conhecer melhor a autora desta saga e de outras quatro histórias, na próxima sexta-feira, 17 de abril, pelas 10h45, no Auditório.


“Escrevo aquilo que gostaria de ler num livro e tal como se descrevesse um filme que visse pela primeira vez, com todo o entusiasmo, ideias e música de fundo". Ana Luísa Matos
 

Sinopse de O Diário de Arianna (Vol. I)

da Saga Four Elements
E se num só dia tudo o que conhecêssemos como normal se alterasse? Se toda a ficção que conhecemos dos livros se misturasse com a realidade?

Serena Moon e as suas três amigas são raparigas comuns, cujas preocupações se centram na escola e nos típicos problemas do fim da juventude. Contudo, tudo muda quando aparições divinas, poderes sobrenaturais e seres feitos de lama definem um novo rumo nas suas vidas. Confrontadas com uma estranha realidade, as jovens cépticas descobrem ser as reencarnações de antigas Princesas­Guerreiras dos quatro elementos, regentes de um mundo há muito perdido.

Lutando contra uma poderosa inimiga do passado e buscando o misterioso objecto que esta tanto ambiciona, as jovens deparam­se com um curioso diário que desvenda segredos sombrios há muito enterrados. Este encerra uma derradeira profecia que dita um trágico destino, todavia escasseiam as pistas sobre o objecto e a sua enigmática localização, levando as jovens para perigosas e surreais aventuras. É urgente encontrar esse malfadado objecto, mas como encontrá-lo se as jovens desconhecem do que se trata?

Sonhando com a sua vida passada enquanto Princesa da Água, Serena vê-se dividida entre um amor fresco e libertador que a enche de felicidade e um outro quente e misterioso que a desencaminha sedutoramente. Porém, quem será o desaparecido Príncipe da Água, para si designado pelos Deuses?

Um enorme e envolvente mundo onde o romance e a acção estão presentes em cada página, onde a comédia delicia o leitor e o suspense devora o fã. Four Elements chega até nós como um sonho tornado realidade.

  




  






Sem comentários:

Enviar um comentário