sexta-feira, 14 de março de 2014

Semana da Leitura


Nesta 8.ª edição da Semana da Leitura, juntamo-nos às comemorações que congregam os países da CPLP, no reconhecimento dos 800 anos da língua portuguesa.*
Assim, neste prenúncio de primavera, pretende-se pôr o português nas bocas do mundo. Surpreendendo os mais distraídos com umas erupções literárias. Soltando umas feras amansadas do tempo em que os animais falavam. 







* O Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, ou um dos primeiros documentos escritos em língua portuguesa,  destacando-se, deste modo, como referencial para estas comemorações.


"Em nome de Deus, eu, D. Afonso, pela Graça de Deus Rei de Portugal, sendo são e salvo e temendo o dia da minha morte (…) mando que meu filho, o infante Sancho, que tive da rainha Urraca herde todo o reino e em paz. Se este morrer sem herdeiros, o filho mais velho que eu tiver da rainha Urraca que herde todo o reino e em paz. E se não tivermos filho varão, que o herde a nossa filha mais velha. E se na altura da minha morte, o meu filho ou filha que venha a reinar não for de maior idade, que o poder seja entregue à rainha mãe, até que possua a idade (…)"

Testamento de D. Afonso II (adaptação)



Testamento de D. Afonso II

Sem comentários:

Enviar um comentário